O segundo episódio do Observatório do Imobiliário, iniciativa do Jornal Económico, reuniu um painel de especialistas para discutir o impacto das novas medidas do Governo para o arrendamento urbano e o orçamento de Estado dedicado à habitação.
O debate teve como foco o equilíbrio entre oferta e procura, a eficácia dos incentivos fiscais à construção e reabilitação, e a sustentabilidade das políticas públicas para enfrentar a crise habitacional em Portugal.
Moderado pelo jornalista Rodolfo Alexandre Reis, o painel contou com a participação de Diogo Abecasis, (cofundador do MAP Group), Mariana Morgado Pedroso (AYH – Architect Your Home), Nuno Durão (Fine & Country) e Manuel Maria Gonçalves (APPII).
Durante a conversa, Diogo Abecasis defendeu a necessidade de diferenciar políticas fiscais para construção nova e reabilitação, salientando que “há uma diferença gigante entre construir do zero e reabilitar”, e que é urgente premiar quem enfrenta os desafios e riscos da reabilitação urbana. Sublinhou ainda a importância de criar estabilidade nas políticas públicas, capaz de devolver confiança ao setor e atrair investimento de longo prazo.
O debate foi marcado por reflexões sobre o papel do Estado, a importância da previsibilidade legislativa e o envolvimento dos investidores institucionais no combate ao défice habitacional.
Assista aqui ao segundo episódio completo do Observatório do Imobiliário.